Campo Grande - MS

Passo a passo para comprar seu primeiro imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida

Passo a passo para conquistar seu primeiro imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida

Comprar um imóvel é um sonho para muitas pessoas, e, por isso, o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) do governo federal brasileiro tem se mostrado uma alternativa viável para quem deseja realizar essa conquista. Assim , neste artigo, vamos explorar o passo a passo para você comprar seu primeiro imóvel através desse programa.

1. Requisitos para participar do minha casa minha vida

Antes de iniciar o processo, é importante verificar se você atende aos requisitos do programa:

Primeiramente, o programa destina-se a famílias com renda mensal bruta de até R$ 8 mil, enquanto, em áreas urbanas e renda anual bruta de até R$ 96 mil em áreas rurais. 

 Além disso, para ter acesso ao subsídio do Programa Minha Casa Minha Vida, é necessário cumprir alguns requisitos específicos. Esses incluem:

  • ser brasileiro ou naturalizado, 
  • ter pelo menos 18 anos, 
  • não possuir imóvel residencial registrado em seu nome, e 
  • não ser um beneficiado de outro programa habitacional do Governo.

 Além disso, o candidato não pode ser empregado da Caixa Econômica Federal ou casado com alguém que seja, nem participar do Programa de Arrendamento Residencial ou ter registro no Cadastro Nacional de Mutuários.

   Faixas de Renda

O programa divide-se em faixas de renda, que determinam o valor do subsídio e as condições de financiamento. As faixas são:

  • Faixa 1 : Renda mensal de até R$ 2.850,00, com subsídio de até 90% do valor do imóvel.
  • Faixa 2 : Renda mensal de até R$ 4.700,00, sem subsídio, mas com juros reduzidos.
  • Faixa 3 : Renda mensal de até R$ 8.000,00, com condições especiais.

2. Documentação necessária

Para se inscrever no programa, você precisará reunir uma série de documentos, incluindo:

  • Certidão de Nascimento
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de rendimento: CTPS e Holerite
  • CID – caso você ou dependente da família possua deficiência e/ou doenças crônicas incapacitantes ao trabalho (declaração/atestado cedido pelo médico)
  • Comprovante de Residência (atualizado)
  • Certidão de nascimento dos filhos

* Caso seja casado documentos do cônjuge (RG e CPF)

 As pessoas que estão na Faixa 1 do programa ainda devem entregar a ficha de cadastro habitacional, que é feita junto à prefeitura ou Secretaria de Habitação para constar no Cadastro Único.

 *Para participar, o candidato deve estar com dados atualizados e a última atualização não poderá ter sido realizada em prazo superior a 24 (vinte e quatro) meses, cabendo ao pretendente efetuar a atualização até a data limite prevista.

3. Simulação de financiamento

Antes de fechar o negócio, faça uma simulação de financiamento. Isso ajudará a entender as parcelas monetárias e o tempo de pagamento. Você pode usar calculadoras disponíveis em sites de bancos ou consultar uma instituição financeira.

 *Fica a dica: A Caixa Econômica Federal, por exemplo, disponibiliza um ‘Simulador Habitacional’ online. Por lá é possível informar os seus dados e obter cenários de financiamento – inclusive, por meio do Minha Casa, Minha Vida, caso você se enquadre em alguma das faixas de renda.

  4. Inscrição no Minha casa minha vida

As famílias que tiverem rendas brutas de até R$8.000,00 mensais poderão procurar um corretor de imóveis especialista no assunto para auxilia-los ou podem escolher entre contratar o financiamento habitacional por meio de uma entidade organizadora participante do programa Minha Casa, Minha Vida ou diretamente com a Caixa.

5.Análise de crédito

 Após iniciado o processo, em até 30 dias, é realizada a análise dos documentos. Então, a instituição financeira faz uma análise de crédito para verificar sua capacidade de pagamento. Esse processo pode levar alguns dias. Se aprovado, você receberá uma proposta de financiamento.

 Em todos os casos, após a aprovação e a validação desse cadastro, o interessado é comunicado para fazer a assinatura do contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal.

6.Escolha do imóvel Minha casa minha vida

 O Minha Casa Minha Vida permite, não só a compra de apartamentos, mas também de casas e lotes em áreas urbanas. Porém, é fundamental que o imóvel esteja dentro dos limites de valor estipulados pelo programa e que o vendedor esteja cadastrado no MCMV.

 teto dos imóveis para a faixa 1 e para a faixa 2 do Minha Casa, Minha Vida, ficará entre R$ 190 mil e R$ 264 mil – de acordo com a localização do imóvel. 

 Da mesma forma, o valor máximo do imóvel que pode ser comprado na faixa 3, para famílias com renda entre R$ 4.700 e R$ 8 mil, estipula um valor de até R$ 350 mil. O valor vale para todo o país.

Além disso, os imóveis do Minha Casa, Minha Vida incluem: 

  • Tamanho mínimo de 40 m² para casas e 41,5 m² para apartamentos 
  • Varanda obrigatória nos apartamentos, com 1,5 m² 
  • Terreno na malha urbana, com acesso à infraestrutura, como, por exemplo, escolas, postos de saúde e transporte público.
  • Conjuntos equipados com sala de biblioteca e equipamentos para a prática de esportes 

7. Assinatura do contrato

Depois que seu cadastro é aprovado e validado, você avançará para a assinatura do contrato de financiamento. Esta etapa é essencial para formalizar o acordo, pois ela que estabelece todos os detalhes do financiamento, como valores, prazos e responsabilidades.

Assim, ao assinar o contrato, o compromisso entre você e o banco é oficializado, dando início ao processo de aquisição do seu imóvel.

8. Registro do Imóvel Minha casa minha vida

Após a assinatura, é necessário registrar o imóvel no cartório. Isso garante então que você é o proprietário legítimo e protege seus direitos.

Adquirir um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida pode ser uma experiência gratuita e acessível. Portanto, siga este passo a passo e prepare-se para realizar seu próprio sonho de casa. Lembre-se de que cada etapa pode exigir paciência e atenção, mas com planejamento, você conseguirá conquistar seu novo lar.

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